Planilhas de gastos e ganhos

Uma planilha de gastos e ganhos permite que você possa manter o controle de toda a sua vida financeira, mês a mês, conseguindo garantir uma folga no orçamento para investir e aplicar em seu sonho de consumo.

Existem pessoas que preferem usar sistemas prontos para administrar o orçamento pessoal, enquanto outras preferem escolher o velho caderninho de anotações. Contudo, a planilha de gastos e ganhos pode ser a melhor opção, principalmente para quem gosta de analisar melhor os lançamentos.

Por que preferir uma planilha de gastos e ganhos?

Quando utilizamos um software, ou seja, um sistema, geralmente não entendemos como ele funciona. O caderno, por seu lado, vai gerar dificuldades na consolidação dos dados, uma vez que não é possível aplicar as fórmulas automáticas para garantir um resumo correto das informações.

Contudo, é um fato que precisamos conciliar nossas finanças pessoais, ou mesmo se temos uma pequena empresa. A falta de organização financeira pode trazer sérios prejuízos para a vida pessoal e para os negócios.

A planilha de gastos e ganhos é um meio de facilitar a organização e gerenciar completamente nossos recebimentos e pagamentos.

A planilha financeira ainda é a melhor maneira de organizar as informações sobre finanças. Muitas empresas disponibilizam planilhas já montadas, prontas para serem usadas, como é o caso de nosso site. Esse tipo de planilha vem se mostrando como a solução para diversos problemas de organização, tanto pessoais quanto empresariais.

Uma planilha de gastos e ganhos bem montada possibilita encontrar as causas possíveis para diversos problemas financeiros que normalmente passamos, ajudando na separação da economia pessoal do que é da empresa e ajudando a entender até mesmo o período por que uma empresa está passando, já que oferece uma visão realista dos resultados do empreendimento.

A planilha de gastos e ganhos é, portanto, indispensável para que você tenha equilíbrio em sua vida financeira, principalmente quando precisar fazer o controle de gastos pessoais.

Mesmo quando se trabalha com as finanças de uma empresa, sabemos que os gastos fixos e variáveis são registrados e controlados de maneira rigorosa. Nos gastos pessoas, a situação deve ser a mesma, embora os gastos sejam diferentes.

O que acontece normalmente é que a maior parte das pessoas não registra do que foi gasto e onde foi consumido o dinheiro e isso, em certos casos, pode provocar maior volume de dívidas, muitas vezes, acima da capacidade de pagamento. Aí, você começa a gastar mais do que ganha.

A consequência é imediata: você vai pagar juros no cheque especial ou parcelar o cartão de crédito, e isso vai levar ao endividamento ainda maior, já que se cria uma bola de neve difícil de ser controlada.

Gastando menos com a planilha de gastos e ganhos

Quando você gasta menos do que ganha, poderá investir o saldo positivo de cada mês em algum tipo de aplicação e, juntando dinheiro, vai poder realizar um sonho de consumo, como comprar um carro ou uma casa.

Para facilitar sua vida financeira, desenvolvemos uma planilha de gastos e ganhos no Excel que você pode adaptar para seu uso pessoal e começar no mesmo instante a fazer seu registro de ganhos e de gastos.

Com essa planilha você vai evitar situações que coloquem em risco sua vida financeira. Como você sabe, sem um bom planejamento financeiro, você pode ter dívidas acima do que pode pagar e, como uma pessoa física não pode decretar falência, você poderá ter seu nome inscrito no cadastro do SPC e Serasa, não podendo mais fazer compras a crédito ou usar um cartão de crédito, por exemplo.

Com a crise econômica que estamos vivendo, esse tipo de situação tem se tornado muito comum. A planilha de gastos e ganhos permite a você verificar todas as suas contas e até mesmo estabelecer um limite para os seus gastos, evitando dívidas que se tornarão difíceis de pagar.

Além disso, você também poderá analisar onde está indo o seu dinheiro através das categorias de contas da planilha de gastos e ganhos. Dessa forma, poderá cortar custos onde considera que está desperdiçando seu dinheiro.

A planilha de gastos e ganhos é bastante simples, mas, mesmo assim, se torna muito útil. Você não terá opções complexas para cadastro ou relatórios, mas sim os campos para registrar os seus ganhos e os seus gastos.

Comece desde já a fazer o controle de sua vida financeira através da planilha de gastos e ganhos. Com ela você terá total controle sobre suas finanças, onde poderá anotar todos os recursos que estiver recebendo e todos os gastos que terá durante o mês, podendo saber quando vai sobrar depois de cada período e, dessa forma, economizar o necessário para realizar o seu sonho de consumo.

Planilha de gastos