Planilha de gastos pessoais: tenha a sua para manter o controle.

Uma planilha de gastos pessoais pode ser usada para manter o controle e o orçamento financeiro pessoal, permitindo que você saiba onde está indo seu dinheiro, como está aplicado e o que pode cortar nos gastos para economizar e investir naquilo que está querendo no futuro e que não pode ainda comprar.

A planilha de gastos pessoais tem como finalidade principal ajudar você a se organizar financeiramente. Como você sabe, manter o controle financeiro permite equilibrar suas despesas e receitas, conseguindo economizar para ter maior segurança no futuro e, consequentemente, para realizar seus sonhos.

Quando você detém o controle financeiro de sua vida com uma planilha de gastos pessoais, você sabe exatamente onde está colocando o seu dinheiro, evitando surpresas no final do mês, como, por exemplo, ter sua conta bancária no vermelho antes de receber seus próximos rendimentos. Assim, você vai poder planejar suas financeiras de acordo com o que realmente pode aplicar.

Veja, a seguir, algumas dicas para manter suas finanças sob controle através da planilha de gastos pessoais:

1.    Anote diariamente suas despesas na planilha de gastos pessoais

A menor maneira de identificar onde está indo seu dinheiro é anotar todos os dias suas despesas na planilha de gastos pessoais.

O processo é bastante simples: se você mantém sua planilha no notebook ou no computador, anote as despesas no celular e a transfira depois para a planilha, colocando o tipo de despesa e o respectivo valor.

Lembre-se de registrar até mesmo os pequenos gastos, como um lanche ou um cafezinho, uma revista ou um jornal, uma passagem de ônibus ou a despesas do Uber.

Mesmo que alguns valores pareçam muito baixos para gerar maior impacto no seu orçamento, você vai ver que, quando somadas, essas pequenas despesas podem trazer uma grande diferença no final do mês.

Classificando suas despesas através da planilha de gastos pessoais, você poderá identificar onde está investindo seus ganhos, quais as categorias apresentam maior volume de gastos e onde será possível economizar no mês seguinte.

2.    Planilha de gastos pessoas para seu gerenciamento

A planilha de gastos pessoais é uma ferramenta extremamente útil para o controle de suas finanças e você pode cria-la através do Excel, por exemplo, ou poderá baixar uma já pronta, como essa que oferecemos no nosso site.

Montar uma planilha de gastos pessoais personalizada pode ser interessante, já que você poderá também criar as categorias de gastos e receitas de acordo com suas necessidades.

Contudo, a planilha de gastos pessoais que disponibilizamos para download já oferece todas as tabelas e fórmulas, sendo de aplicação mais rápida e fácil. Você escolhe a planilha ideal para o que precisa, alinhada com seus objetivos e necessidades financeiras, tendo, inclusive, espaço para investimentos e para o seu planejamento financeiro.

O que é mais importante na utilização da planilha de gastos pessoais é manter todas as receitas e despesas devidamente anotadas, fazendo o acompanhamento diário de sua movimentação e de suas finanças.

3.    A planilha de gastos pessoais permite controlar as dívidas

O pagamento das dívidas mensais sempre é uma grande responsabilidade. Com a planilha de gastos pessoais você poderá ter maior equilíbrio em sua vida financeira, podendo pagar suas dívidas e economizar para seus objetivos futuros.

Com a planilha de gastos pessoais, além de ter controle sobre suas despesas, você vai entender como suas finanças estão funcionando, o que está devendo, o que pode gastar, inclusive sabendo se está pagando juros abusivos, por exemplo.

4.    A planilha de gastos pessoais e a reserva financeira

Mantendo o controle sobre seus gastos você poderá estabelecer objetivos para criar uma reserva financeira, guardando todos os meses uma quantia pré-estabelecida para atender imprevistos, como, por exemplo, a manutenção do seu carro ou a troca de uma geladeira.

Se você não tiver dívidas a pagar, estabeleça um percentual entre 10 a 15% de sua receita mensal para criar a reserva financeira. Essa reserva deve ser sagrada, sendo totalmente eliminada de seus gastos. Se você é um tanto impulsivo, programa a transferência de sua conta corrente para a poupança ou para o investimento escolhido, assim não vai correr o risco de gastar o dinheiro.

5.    Use a planilha de gastos pessoais para não comprar por impulso

Um dos principais inimigos de quem está planejando manter o controle sobre seus gastos é a compra por impulso. Para evitar esse mau hábito, utilize a planilha de gastos pessoais como ferramenta, planejando suas compras de acordo com suas necessidades.

Se você precisa de novas roupas, por exemplo, pode esperar um tempo para saber se essas roupas são realmente necessárias. Com isso, você também terá mais tempo para pesquisar e pagar à vista, fugindo de parcelamentos que sempre atormentam nossa vida.

Lembramos ainda que compras à vista saem sempre mais barato e, nesse caso, a planilha de gastos pessoais vai ajudar você a economizar um pouco mais para sua reserva financeira.

Baixe nossa planilha de gastos pessoais e, se tiver dúvidas em sua utilização, fale conosco.

Planilhas de gastos e ganhos

Uma planilha de gastos e ganhos permite que você possa manter o controle de toda a sua vida financeira, mês a mês, conseguindo garantir uma folga no orçamento para investir e aplicar em seu sonho de consumo.

Existem pessoas que preferem usar sistemas prontos para administrar o orçamento pessoal, enquanto outras preferem escolher o velho caderninho de anotações. Contudo, a planilha de gastos e ganhos pode ser a melhor opção, principalmente para quem gosta de analisar melhor os lançamentos.

Por que preferir uma planilha de gastos e ganhos?

Quando utilizamos um software, ou seja, um sistema, geralmente não entendemos como ele funciona. O caderno, por seu lado, vai gerar dificuldades na consolidação dos dados, uma vez que não é possível aplicar as fórmulas automáticas para garantir um resumo correto das informações.

Contudo, é um fato que precisamos conciliar nossas finanças pessoais, ou mesmo se temos uma pequena empresa. A falta de organização financeira pode trazer sérios prejuízos para a vida pessoal e para os negócios.

A planilha de gastos e ganhos é um meio de facilitar a organização e gerenciar completamente nossos recebimentos e pagamentos.

A planilha financeira ainda é a melhor maneira de organizar as informações sobre finanças. Muitas empresas disponibilizam planilhas já montadas, prontas para serem usadas, como é o caso de nosso site. Esse tipo de planilha vem se mostrando como a solução para diversos problemas de organização, tanto pessoais quanto empresariais.

Uma planilha de gastos e ganhos bem montada possibilita encontrar as causas possíveis para diversos problemas financeiros que normalmente passamos, ajudando na separação da economia pessoal do que é da empresa e ajudando a entender até mesmo o período por que uma empresa está passando, já que oferece uma visão realista dos resultados do empreendimento.

A planilha de gastos e ganhos é, portanto, indispensável para que você tenha equilíbrio em sua vida financeira, principalmente quando precisar fazer o controle de gastos pessoais.

Mesmo quando se trabalha com as finanças de uma empresa, sabemos que os gastos fixos e variáveis são registrados e controlados de maneira rigorosa. Nos gastos pessoas, a situação deve ser a mesma, embora os gastos sejam diferentes.

O que acontece normalmente é que a maior parte das pessoas não registra do que foi gasto e onde foi consumido o dinheiro e isso, em certos casos, pode provocar maior volume de dívidas, muitas vezes, acima da capacidade de pagamento. Aí, você começa a gastar mais do que ganha.

A consequência é imediata: você vai pagar juros no cheque especial ou parcelar o cartão de crédito, e isso vai levar ao endividamento ainda maior, já que se cria uma bola de neve difícil de ser controlada.

Gastando menos com a planilha de gastos e ganhos

Quando você gasta menos do que ganha, poderá investir o saldo positivo de cada mês em algum tipo de aplicação e, juntando dinheiro, vai poder realizar um sonho de consumo, como comprar um carro ou uma casa.

Para facilitar sua vida financeira, desenvolvemos uma planilha de gastos e ganhos no Excel que você pode adaptar para seu uso pessoal e começar no mesmo instante a fazer seu registro de ganhos e de gastos.

Com essa planilha você vai evitar situações que coloquem em risco sua vida financeira. Como você sabe, sem um bom planejamento financeiro, você pode ter dívidas acima do que pode pagar e, como uma pessoa física não pode decretar falência, você poderá ter seu nome inscrito no cadastro do SPC e Serasa, não podendo mais fazer compras a crédito ou usar um cartão de crédito, por exemplo.

Com a crise econômica que estamos vivendo, esse tipo de situação tem se tornado muito comum. A planilha de gastos e ganhos permite a você verificar todas as suas contas e até mesmo estabelecer um limite para os seus gastos, evitando dívidas que se tornarão difíceis de pagar.

Além disso, você também poderá analisar onde está indo o seu dinheiro através das categorias de contas da planilha de gastos e ganhos. Dessa forma, poderá cortar custos onde considera que está desperdiçando seu dinheiro.

A planilha de gastos e ganhos é bastante simples, mas, mesmo assim, se torna muito útil. Você não terá opções complexas para cadastro ou relatórios, mas sim os campos para registrar os seus ganhos e os seus gastos.

Comece desde já a fazer o controle de sua vida financeira através da planilha de gastos e ganhos. Com ela você terá total controle sobre suas finanças, onde poderá anotar todos os recursos que estiver recebendo e todos os gastos que terá durante o mês, podendo saber quando vai sobrar depois de cada período e, dessa forma, economizar o necessário para realizar o seu sonho de consumo.

Planilha de gastos

Planilha de controle de gastos

Se você não tem controle sobre seus gastos mensais, está na hora de procurar uma planilha de controle de gastos, organizando sua vida pessoal. Não adianta ter um excelente rendimento se os gastos são maiores.

Veja como você pode usar uma planilha de controle de gastos para manter suas finanças sob controle:

1.    Registre todos os seus gastos

Para manter o controle sobre suas despesas é preciso registrar tudo o que você está gastando. Manter o registro de todas as suas receitas e despesas é essencial para não perder o controle financeiro. Você pode usar uma planilha de controle de gastos, anotando desde pequenas despesas, como uma cerveja com os amigos ou um cafezinho no intervalo de trabalho.

Tenha também em mãos todos os comprovantes, como recibos, extratos de bancos, faturas de cartão de crédito e faça o lançamento de suas despesas por categorias, como pode ver no exemplo a seguir:

  • Lance as despesas fixas através de suas classificações, como aluguel, condomínio, prestações de consórcio ou de financiamento, plano de saúde, mensalidades escolares e de academias, etc.;
  • Deixe as despesas variáveis em separado, já que podem variar conforme o consumo, como alimentação, conta de luz, água ou telefone, despesas de lazer e outras;
  • Considere as despesas ocasionais, como férias, festas de fim de ano, presentes de aniversário ou de natal, entre outras.

A nossa planilha de controle de gastos apresenta todas essas informações, podendo ser customizada de acordo com suas necessidades. Com os lançamentos, você vai poder decidir quais despesas precisa cortar ou reduzir.

2.    Não compre por impulso

Muita gente compra por impulso, esquecendo que, quando fazem isso, deixam o dinheiro escorrer pelo ralo. Nunca compre por impulso: faça suas compras pensando naquilo que é essencial e necessário, se quiser economizar para outros investimentos.

3.    Sempre peça descontos

Depois de analisar os preços de seus gastos através da planilha de controle de gastos, você vai se acostumar com a ideia de pedir descontos. A maior parte dos comerciantes já coloca preços maiores em seus produtos esperando que o comprador faça pechincha.

Portanto, deixe de lado a vergonha e pratique o hábito de pedir descontos, principalmente quando faz compras à vista. Além disso, comece a aplicar algumas práticas:

  • Nunca compre sem pesquisar os preços da concorrência;
  • Sempre tenha informações sobre os produtos para fazer comparações;
  • Defina exatamente o valor máximo que você pode gastar;
  • Não deixe que o vendedor perceba seu entusiasmo pelo produto;
  • Não faça compras sob pressão, principalmente dos vendedores.

Você não precisa ser radical, mas pode ter bons descontos, principalmente quando se lembrar do valor que vai lançar em sua planilha de controle de gastos.

4.    Sempre que possível, evite parcelamentos

Quando você parcela, geralmente paga juros e, quanto maior o número de prestações, mais altos eles serão. O certo é fazer o planejamento através da planilha de controle de gastos, verificando quanto pode guardar por mês, esperar o tempo certo e fazer a compra à vista. Assim você se livra dos juros e ainda pode conseguir um bom desconto.

5.    Cuidado com o cartão de crédito

Anote em sua planilha de controle de gastos tudo o que comprar com o cartão de crédito. No vencimento da fatura, você terá que pagar o total para evitar os juros abusivos e exorbitantes cobrados pela administradora.

Você pode aproveitar as vantagens oferecidas pelo cartão de crédito, como, por exemplo, pagar todas as contas num dia só, programando para o dia do recebimento do salário. Além disso, os cartões oferecem sistemas de premiação por pontos acumulados, que você pode usar para trocar por produtos ou viagens.

6.    Fuja do crédito rotativo bancário

Você deve ter nas anotações de sua planilha de controle de gastos o limite de crédito disponível em sua conta corrente, mas evite a tentação de usar. Os encargos cobrados pelo banco são praticamente os mesmos dos cartões de crédito.

O crédito rotativo, ou cheque especial, deve ser visto como uma margem de segurança para emergências, devendo ser usado apenas em último caso. Não corra o risco de estourar o seu limite.

7.    Pesquise antes de comprar bens mais caros

Se precisar comprar um bem de valor maior, como um carro ou um apartamento, não fique limitado aos financiamentos bancários, que sempre possuem encargos mensais mais caros.

Considere, por exemplo, a possibilidade de um consórcio, já que não se trata de financiamento. Com o consórcio, você paga a taxa de administração, que é diluída nas parcelas mensais.

Você vai ter que esperar por algum tempo para ter posse do bem que está querendo, podendo ser sorteado ou oferecendo um lance maior, mas é mais conveniente do que pagar juros.

Agora que você já sabe como controlar suas finanças, baixe nossa planilha de controle de gastos e comece a usa-la. Em poucos meses você vai ver como está economizando e poderá começar a fazer planos para o seu futuro.

Planilha de gastos mensais: como lançar as despesas?

Se você tem uma vida corrida, cheia de compromissos, é sempre difícil manter o controle de gastos mensais. Quando chega no final do mês, pode ter a surpresa de ver que faltou dinheiro para coisas importantes e, em consequência, muitas vezes pode precisar usar o saldo do cheque especial ou deixar de pagar alguma conta.

No entanto, se você tiver uma planilha de gastos mensais, tudo vai ficar muito mais fácil: sempre que tiver alguma despesa ou fizer algum pagamento, basta colocar na planilha o que foi pago e, automaticamente, você vai saber o saldo que ainda tem no caixa ou na sua conta bancária.

Essa é a melhor maneira de controlar os seus gastos e organizar suas finanças: dando baixa em tudo o que entra ou o que sai de sua conta todos os dias. A nossa planilha de gastos mensais pode ajudar você a manter facilmente o controle das finanças, sem precisar quebrar a cabeça montando sua própria planilha.

Na internet você pode encontrar centenas de modelos de planilha de gastos mensais, todas elas oferecendo algumas facilidades, mas dificilmente você vai ter em suas mãos uma planilha tão completa quanto a nossa.

Na planilha de gastos mensais, você vai ter todas as suas despesas categorizadas, divididas entre despesas fixas e variáveis, além de pagamentos e despesas extras, que aparecem de vez em quando, para saber exatamente onde está indo seu dinheiro.

Usar um aplicativo financeiro também pode resolver seu problema, mas os aplicativos, muitas vezes, não nos fornecem as informações detalhadas como queremos. Na planilha de gastos mensais, a grande vantagem é que você pode analisar com mais calma cada lançamento, que será acumulado dentro da categoria onde foi lançado e lhe fornecer, no final do mês, um resumo completo de suas despesas.

Como montar uma planilha de gastos mensais

Se você conhece bem o Excel, certamente vai poder fazer uma planilha de gastos mensais ao seu gosto. A criança da planilha pode parecer um desafio, mas, depois que você pega a prática, fica bem simples inserir os seus gastos, suas retiradas da conta bancária e seus depósitos de uma forma bastante rápida.

Mas, para não perder tempo na montagem da planilha, sugerimos que você faça o download de nossa planilha de gastos mensais já preparada para seu orçamento doméstico ou profissional.

Com a planilha em mãos, seu primeiro passo é fazer um levantamento de todos os seus gastos mensais e acompanhar o seu extrato bancário do mês anterior, podendo, assim, monitorar todas as pequenas despesas que teve.

Na planilha de gastos mensais você vai inserir cada despesa com uma pequena descrição do que se trata, como, por exemplo, a sua conta de luz, o cafezinho que você tomou na folga do trabalho, a gasolina que abasteceu, e tudo o que for pago.

No final do mês, você pode conferir o saldo de cada despesa, que vai estar já acumulado dentro de cada categoria. Assim, você terá como saber quais foram suas despesas, onde vai poder economizar e como aplicar a economia que vai fazer.

Usando a planilha de gastos mensais você tem como analisar melhor cada despesa e, na hora de uma compra por impulso, por exemplo, não se deixar levar pela vontade, sabendo que esse dinheiro pode ser usado em qualquer outra coisa mais importante.

Mantendo o controle sobre suas despesas e anotando tudo na planilha de gastos mensais, tudo se torna mais fácil para o seu orçamento. Para manter um bom controle de todos os seus gastos, analise os saldos de despesas todos os dias. Dentro do que estabelece a regra econômica, é preciso reservar 50% do seu orçamento para despesas como moradia, alimentação, saúde, transporte e educação.

Se tudo estiver dentro desse limite, você vai por um bom caminho. Dos 50% restantes, guarde pelo menos 15% para pagar suas dívidas e colocar sua vida financeira em ordem. Os 35% que sobram vão servir para atender todas as suas necessidades, servindo, inclusive para investir numa poupança para realizar seus objetivos.

Sabendo quais são os seus principais custos através da planilha de gastos mensais, vai ficar mais fácil saber onde você pode aplicar o seu dinheiro.

Só não se esqueça de fazer os lançamentos: sempre que fizer uma despesa, guarde o papel anotado, a nota fiscal ou qualquer outro comprovante e, no final do dia, faça o lançamento na planilha de gastos mensais. No começo, pode até lhe parecer difícil, mas, com o costume, você vai fazer os lançamentos todos os dias e vai chegar mais perto dos seus sonhos e objetivos.

Planilha de gastos Excel

O Excel é, sem sombra de dúvida, o melhor aplicativo para controle de receitas e despesas, oferecendo inúmeras ferramentas para controle automático, inclusive com fórmulas que permitem ao usuário montar o seu próprio sistema de controle financeiro. A planilha de gastos Excel que lhe oferecemos para download é perfeita para que você não se perca com suas contas.

Mantendo o máximo de organização, a planilha de gastos Excel permite acompanhar em todos os detalhes as despesas e custos pessoais, atender o fluxo de caixa e não perder as datas de vencimento das contas.

Numa pequena empresa, a planilha de gastos Excel possibilita até mesmo calcular o preço de venda de cada produto, ou prever os custos de cada período, evitando que a empresa tenha oscilações mais drásticas em sua movimentação financeira.

No controle de finanças pessoais, a planilha de gastos Excel permite estabelecer metas de organização e de economia para o tempo que você determinar, inclusive controles mensais para os próximos meses, permitindo que você tenha controle total de seu consumo e do dinheiro que pretende economizar para garantir a realização de seus projetos futuros.

Controlando as finanças com a planilha de gastos Excel

Para que possamos manter o controle de consumo, com tantas ofertas feitas pelo mercado, muitas delas de forma até agressiva, podemos contar com a planilha de gastos Excel.

Através da planilha podemos ter uma análise da variação do custo de vida, garantindo o pagamento de todas as contas, sem contrair novas dívidas no final de cada mês.

Com a planilha de gastos Excel você pode ter o domínio total de suas finanças, dedicando apenas um pouco de seu tempo para organizar suas despesas, analisando para onde foi o dinheiro.

Para pessoas que não têm dívidas em cartões de crédito, no cheque especial ou em financiamentos, a planilha de gastos Excel também permite programar a economia necessária para usar o dinheiro de uma forma mais eficiente e consciente.

A planilha de gastos Excel é a melhor solução para manter as despesas e o consumo sob controle. Através dela, você pode categorizar e personalizar todos os custos fixos e variáveis, podendo estabelecer um percentual para sua reserva financeira, condição que é essencial e básica para os casos de gastos inesperados.

Mesmo que você não possa estipular valores exatos para as despesas futuras, a planilha de gastos Excel permite indicar valores aproximados, oferecendo um panorama geral de seu futuro financeiro através das principais fontes de renda e de despesas.

Como controlar as despesas com a planilha de gastos Excel

Em sua vida pessoal você deve adotar todas as práticas de gestão, da mesma forma como é feito nas empresas, sem abrir mão de um rigoroso controle de custos. Para que possa tomar qualquer decisão com relação ao seu futuro financeiro, é essencial que você tenha o conhecimento dos seus rendimentos e de quais são as principais despesas.

A planilha de gastos Excel é excelente para oferecer todas as informações financeiras, ajudando você e sua família a determinar onde poderão aplicar o dinheiro, quais os custos que devem ser reduzidos e como poderão economizar para investimentos que facilitem a vida doméstica.

Quando você define todos os seus gastos, vai saber exatamente o que pode ser reduzido, onde é possível economizar e como usar o dinheiro da forma mais adequada para ter uma reserva financeira.

A planilha de gastos Excel também permite manter um fluxo de caixa futuro, tendo os valores das entradas e dos pagamentos que devem ser feitos, podendo organizar de maneira confiável para não ter problemas financeiros no futuro.

Organizando a vida financeira com a planilha de gastos Excel

Se você possui diversos tipos de rendimento ou se é sócio de uma empresa, ou mesmo proprietário, sabe da importância de manter o seu controle financeiro. No caso de uma empresa, é preciso separar todos os custos fixos e variáveis, e a mesma coisa deve ser feita com a vida financeira pessoal.

A separação entre custos fixos e variáveis vai permitir conhecer o que é essencial para manter a estabilidade doméstica, considerando em primeiro lugar o que é básico, como o consumo de luz, água, telefone e outras despesas que apresentam sempre um valor semelhante, e, em seguida, os valores variáveis, que se alteram dependendo das necessidades, como alimentação, vestuário, manutenção da casa e outras despesas.

Através da planilha de gastos Excel você pode manter o controle também de sua conta bancária e das despesas feitas com cartão de crédito, por exemplo, tendo os valores exatos que devem ser disponibilizados no vencimento da fatura, evitando, dessa forma, que o total extrapole o seu orçamento.

Se você ainda não tem o controle financeiro de suas despesas domésticas, baixe nossa planilha de gastos Excel e se programe para, no próximo ano, já começar com o pé direito.