Planilha de gastos pessoais: tenha a sua para manter o controle.

Uma planilha de gastos pessoais pode ser usada para manter o controle e o orçamento financeiro pessoal, permitindo que você saiba onde está indo seu dinheiro, como está aplicado e o que pode cortar nos gastos para economizar e investir naquilo que está querendo no futuro e que não pode ainda comprar.

A planilha de gastos pessoais tem como finalidade principal ajudar você a se organizar financeiramente. Como você sabe, manter o controle financeiro permite equilibrar suas despesas e receitas, conseguindo economizar para ter maior segurança no futuro e, consequentemente, para realizar seus sonhos.

Quando você detém o controle financeiro de sua vida com uma planilha de gastos pessoais, você sabe exatamente onde está colocando o seu dinheiro, evitando surpresas no final do mês, como, por exemplo, ter sua conta bancária no vermelho antes de receber seus próximos rendimentos. Assim, você vai poder planejar suas financeiras de acordo com o que realmente pode aplicar.

Veja, a seguir, algumas dicas para manter suas finanças sob controle através da planilha de gastos pessoais:

1.    Anote diariamente suas despesas na planilha de gastos pessoais

A menor maneira de identificar onde está indo seu dinheiro é anotar todos os dias suas despesas na planilha de gastos pessoais.

O processo é bastante simples: se você mantém sua planilha no notebook ou no computador, anote as despesas no celular e a transfira depois para a planilha, colocando o tipo de despesa e o respectivo valor.

Lembre-se de registrar até mesmo os pequenos gastos, como um lanche ou um cafezinho, uma revista ou um jornal, uma passagem de ônibus ou a despesas do Uber.

Mesmo que alguns valores pareçam muito baixos para gerar maior impacto no seu orçamento, você vai ver que, quando somadas, essas pequenas despesas podem trazer uma grande diferença no final do mês.

Classificando suas despesas através da planilha de gastos pessoais, você poderá identificar onde está investindo seus ganhos, quais as categorias apresentam maior volume de gastos e onde será possível economizar no mês seguinte.

2.    Planilha de gastos pessoas para seu gerenciamento

A planilha de gastos pessoais é uma ferramenta extremamente útil para o controle de suas finanças e você pode cria-la através do Excel, por exemplo, ou poderá baixar uma já pronta, como essa que oferecemos no nosso site.

Montar uma planilha de gastos pessoais personalizada pode ser interessante, já que você poderá também criar as categorias de gastos e receitas de acordo com suas necessidades.

Contudo, a planilha de gastos pessoais que disponibilizamos para download já oferece todas as tabelas e fórmulas, sendo de aplicação mais rápida e fácil. Você escolhe a planilha ideal para o que precisa, alinhada com seus objetivos e necessidades financeiras, tendo, inclusive, espaço para investimentos e para o seu planejamento financeiro.

O que é mais importante na utilização da planilha de gastos pessoais é manter todas as receitas e despesas devidamente anotadas, fazendo o acompanhamento diário de sua movimentação e de suas finanças.

3.    A planilha de gastos pessoais permite controlar as dívidas

O pagamento das dívidas mensais sempre é uma grande responsabilidade. Com a planilha de gastos pessoais você poderá ter maior equilíbrio em sua vida financeira, podendo pagar suas dívidas e economizar para seus objetivos futuros.

Com a planilha de gastos pessoais, além de ter controle sobre suas despesas, você vai entender como suas finanças estão funcionando, o que está devendo, o que pode gastar, inclusive sabendo se está pagando juros abusivos, por exemplo.

4.    A planilha de gastos pessoais e a reserva financeira

Mantendo o controle sobre seus gastos você poderá estabelecer objetivos para criar uma reserva financeira, guardando todos os meses uma quantia pré-estabelecida para atender imprevistos, como, por exemplo, a manutenção do seu carro ou a troca de uma geladeira.

Se você não tiver dívidas a pagar, estabeleça um percentual entre 10 a 15% de sua receita mensal para criar a reserva financeira. Essa reserva deve ser sagrada, sendo totalmente eliminada de seus gastos. Se você é um tanto impulsivo, programa a transferência de sua conta corrente para a poupança ou para o investimento escolhido, assim não vai correr o risco de gastar o dinheiro.

5.    Use a planilha de gastos pessoais para não comprar por impulso

Um dos principais inimigos de quem está planejando manter o controle sobre seus gastos é a compra por impulso. Para evitar esse mau hábito, utilize a planilha de gastos pessoais como ferramenta, planejando suas compras de acordo com suas necessidades.

Se você precisa de novas roupas, por exemplo, pode esperar um tempo para saber se essas roupas são realmente necessárias. Com isso, você também terá mais tempo para pesquisar e pagar à vista, fugindo de parcelamentos que sempre atormentam nossa vida.

Lembramos ainda que compras à vista saem sempre mais barato e, nesse caso, a planilha de gastos pessoais vai ajudar você a economizar um pouco mais para sua reserva financeira.

Baixe nossa planilha de gastos pessoais e, se tiver dúvidas em sua utilização, fale conosco.