Como lançar as despesas em planilha de gastos mensais?

Se você tem uma vida corrida, cheia de compromissos, é sempre difícil manter o controle de gastos mensais. Quando chega no final do mês, pode ter a surpresa de ver que faltou dinheiro para coisas importantes e, em consequência, muitas vezes pode precisar usar o saldo do cheque especial ou deixar de pagar alguma conta.

No entanto, se você tiver uma planilha de gastos mensais, tudo vai ficar muito mais fácil: sempre que tiver alguma despesa ou fizer algum pagamento, basta colocar na planilha o que foi pago e, automaticamente, você vai saber o saldo que ainda tem no caixa ou na sua conta bancária.

Essa é a melhor maneira de controlar os seus gastos e organizar suas finanças: dando baixa em tudo o que entra ou o que sai de sua conta todos os dias. A nossa planilha de gastos mensais pode ajudar você a manter facilmente o controle das finanças, sem precisar quebrar a cabeça montando sua própria planilha.

Na internet você pode encontrar centenas de modelos de planilha de gastos mensais, todas elas oferecendo algumas facilidades, mas dificilmente você vai ter em suas mãos uma planilha tão completa quanto a nossa.

Na planilha de gastos mensais, você vai ter todas as suas despesas categorizadas, divididas entre despesas fixas e variáveis, além de pagamentos e despesas extras, que aparecem de vez em quando, para saber exatamente onde está indo seu dinheiro.

Usar um aplicativo financeiro também pode resolver seu problema, mas os aplicativos, muitas vezes, não nos fornecem as informações detalhadas como queremos. Na planilha de gastos mensais, a grande vantagem é que você pode analisar com mais calma cada lançamento, que será acumulado dentro da categoria onde foi lançado e lhe fornecer, no final do mês, um resumo completo de suas despesas.

Como montar uma planilha de gastos mensais

Se você conhece bem o Excel, certamente vai poder fazer uma planilha de gastos mensais ao seu gosto. A criança da planilha pode parecer um desafio, mas, depois que você pega a prática, fica bem simples inserir os seus gastos, suas retiradas da conta bancária e seus depósitos de uma forma bastante rápida.

Mas, para não perder tempo na montagem da planilha, sugerimos que você faça o download de nossa planilha de gastos mensais já preparada para seu orçamento doméstico ou profissional.

Com a planilha em mãos, seu primeiro passo é fazer um levantamento de todos os seus gastos mensais e acompanhar o seu extrato bancário do mês anterior, podendo, assim, monitorar todas as pequenas despesas que teve.

Na planilha de gastos mensais você vai inserir cada despesa com uma pequena descrição do que se trata, como, por exemplo, a sua conta de luz, o cafezinho que você tomou na folga do trabalho, a gasolina que abasteceu, e tudo o que for pago.

No final do mês, você pode conferir o saldo de cada despesa, que vai estar já acumulado dentro de cada categoria. Assim, você terá como saber quais foram suas despesas, onde vai poder economizar e como aplicar a economia que vai fazer.

Usando a planilha de gastos mensais você tem como analisar melhor cada despesa e, na hora de uma compra por impulso, por exemplo, não se deixar levar pela vontade, sabendo que esse dinheiro pode ser usado em qualquer outra coisa mais importante.

Mantendo o controle sobre suas despesas e anotando tudo na planilha de gastos mensais, tudo se torna mais fácil para o seu orçamento. Para manter um bom controle de todos os seus gastos, analise os saldos de despesas todos os dias. Dentro do que estabelece a regra econômica, é preciso reservar 50% do seu orçamento para despesas como moradia, alimentação, saúde, transporte e educação.

Se tudo estiver dentro desse limite, você vai por um bom caminho. Dos 50% restantes, guarde pelo menos 15% para pagar suas dívidas e colocar sua vida financeira em ordem. Os 35% que sobram vão servir para atender todas as suas necessidades, servindo, inclusive para investir numa poupança para realizar seus objetivos.

Sabendo quais são os seus principais custos através da planilha de gastos mensais, vai ficar mais fácil saber onde você pode aplicar o seu dinheiro.

Só não se esqueça de fazer os lançamentos: sempre que fizer uma despesa, guarde o papel anotado, a nota fiscal ou qualquer outro comprovante e, no final do dia, faça o lançamento na planilha de gastos mensais. No começo, pode até lhe parecer difícil, mas, com o costume, você vai fazer os lançamentos todos os dias e vai chegar mais perto dos seus sonhos e objetivos.