Orçamento familiar

Para uma melhor relação entre você, sua família e o seu dinheiro, você deve tentar se organizar financeiramente para que você possa passar o mês com o que você e sua família ganha.

Com uma planilha de orçamento familiar você vai ter uma maior clareza sobre a sua renda, controle de suas despesas, e no final do mês você pode ver onde o seu dinheiro foi gasto.

Evite gastar mais do que você e sua família ganha, planeje ou defina as prioridades de consumo junto com todos da família para não cair no cheque especial e não ficar cheio de dividas.

Como eu falo, o 13º salário deve ser para gastar ou guardar em contas futuras que você venha a fazer lá em dezembro, não para pagar as contas atrasadas de todo o ano.

Você pode ver que não são todas as pessoas que conseguem se organizar, dados estatísticos mostram que a maior parte dos brasileiros tem cuidados com o dinheiro, mas poucos sabem o que fazer com ele, ou com o que sobra.

Para você se organizar, comece baixando nossa planilha de orçamento doméstico.

Segundo o Ibope só 2% dos brasileiros falam que organizam seu dinheiro em aplicações e em planos de previdência. Cerca de 90% dos brasileiros não tem controle sobre o orçamento familiar, e de R$ 10,00 Reais que eles ganham quase R$ 3,00 vão para pagar juros ou dividas.