Manter o controle dos gastos familiares não é nada fácil, ainda mais em dias como hoje que vivemos sempre acelerados em função de trabalho, estudos, casa.  Ter alguma ferramenta que ajude nesta tarefa de poupar é muito importante, pois é difícil guardar todas as nossas obrigações financeiras na memória.

Por isso preparei uma lista com algumas ferramentas que podem ajudar no controle dos gastos

 

  • Planilha de Excel

 

Uma opção eficiente para quem quer ter um meio de certa forma simples, mas eficiente para ajudar na gestão de gastos. Uma boa planilha de gastos pode ser montada no Excel por quem tem um pouco de conhecimento do programa ou ser encontrada por um valor bem baixo na internet, a segunda opção é ótima também para você que não tem muito tempo disponível.

  • Caderno para anotações

Se você é avesso a tecnologia uma opção é o bom e velho caderno de anotações.  Que não deixa de ser eficiente, mas para que tenha algum resultado é preciso ser muito disciplinado e não esquecer que vai ter que somar e subtrair tudo de forma manual.

Para quem vai aderir ao caderno não pode esquecer da calculadora que vai ter que estar sempre presente nas anotações.

  • Aplicativos de celular

Vivemos conectados aos smartphones e esta é uma opção bem eficiente. Existe, diversos modelos de aplicativos financeiros, desde os mais simples aos mais completos cheios de funcionalidades, os pagos e os gratuitos.

  • Software de controle de finanças pessoais

Existem diversos softwares especializados e gratuitos para a gestão de gastos. Muitos são bem completos com relatórios e gráficos.

 

Enfim, basta você ver com qual ferramenta se adapta melhor e começar a organizar a vida financeira. Pois não existe uma regra de certo e errado, e sim o que serve, ou melhor, corresponde ao que você precisa.