Estamos no começo do mês de Novembro, e já é hora de pensar no ano que está chegando, 2015 é um ano para se planejar e muito bem, visto que a parte econômica do nosso país esta e estará passando no próximo ano por um momento complicado. O aumento do endividamento familiar e aumento dos juros bancários são notícias que ouvimos diariamente e nos dão noção de que o próximo ano não vai ser muito fácil economicamente.

Já comprou o carro, reformou a casa, trocou os eletrodomésticos? Então está mais do que na hora de planejar os gastos para o próximo ano, para que assim se tenha uma segurança no orçamento familiar. O uso de uma Planilha de Gastos ajuda muito, já que é de fácil acesso a todos (marido e mulher podem usar juntos), e nos livra dos caderninhos e ficar fazendo contas toda semana.

Segundo a pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio) o número de brasileiro endividados e inadimplentes está em 63,3%.  A taxa de juros cobrada pelos bancos na compra de carros subiu, ainda no mês de julho, para 43,2% ao ano e é a maior desde 2011 quando o Banco Central começou a divulgar estes dados. O aumento do combustível após as eleições também vai impactar e muito na vida das pessoas e das empresas.

Portanto, não vamos criar muitas expectativas com os gastos do Natal e festas de final de ano. É hora de colocar os gastos das famílias na ponta do lápis. Cuidado com as propagandas que nos iludem e nos faz gastar mais do que devia, agora é a hora que os bancos começam a oferecer empréstimos e as lojas oferecem seus produtos para o final do ano.

Não vamos seguir o exemplo da economia brasileira, façamos nossa própria e bem feita organização. Vamos contra o conselho dos economistas que é gastar mais, agora é hora de segurar os gastos e pensar a longo prazo, fazer economias para o futuro, não vamos destruir nossos sonhos com endividamentos desnecessários. Que venha 2015!!!!!