Seja por impulso, influência de amigos, publicidade ou mesmo por falta de organização, muita gente vive ainda fora de seu padrão de vida e as consequências destas atitudes podem causar muita dor de cabeça no futuro.

Para começar quero falar da independência financeira,  quem consegue alcançar seus objetivos sabe que é muito bom e muito satisfatório. E a dica é começar cedo, se você ainda mora com os pais é um ótimo momento para reservar uma parte do seu salário ou mesada em uma poupança. Já que você não tem tantas preocupações de gastos com luz, água, impostos e aluguel por exemplo.

gaste menos que ganhaPriorizar sonhos é um assunto bastante tratado por aqui. Dê prioridade a você e ao que você deseja para o futuro também. Muitas pessoas fazem tudo errado, e só poupam se sobrar algum dinheiro no final do mês ( é claro que não sobra). Esqueça essa forma de pensar, pois esta totalmente errada. Recomendo que a partir de agora você faça a seguinte equação: GANHOS (-) MEUS SONHOS (-) DESPESAS. Dessa forma a realização do seu sonho, seja ele qual for, vai estar dentro do seu orçamento.

Outro ponto a ser levado em consideração são os os pequenos gastos. Cafezinhos, balas e lanches, são baratos e muita gente pensa que por isso não vão comprometer o orçamento. Grande engano! Pois são essas despesas que costumamos não levar em conta, somadas se tornam grandes e que podem desestruturar a vida financeira.

É possível sim viver com o que se ganha, porém as vezes precisamos cortar alguns gastos aqui e ali, anotar e saber aonde esta indo o dinheiro. Conhecendo e controlando seus gastos é possível eliminar as dívidas, guardar dinheiro e como consequência GASTAR MENOS DO QUE SE GANHA.