Com comprovações científicas o dinheiro é o maior causador de brigas entre casais e pior; também é mencionado quando o assunto é divórcio. Muitos casais começam a vida a dois de forma errada, ou seja, atolados em dívidas de financiamento de casa, festa de casamento, cartão de crédito etc.
E não demora muito quando há dívidas ou a falta de dinheiro para as discussões começarem e o relacionamento do casal comece a esfriar. Então antes de subir ao altar é bom conferir as dicas a seguir e evitar brigas por causa de dinheiro.
Coloquem seus sonhos no papel
O que vocês planejam para a vida dois? Quantos filhos querem ter? Onde passarão as férias? Como lidam com o fato de um ganhar mais que o outro? Perguntas como essas devem ser respondidas pelos dois antes de subir ao altar. Especialistas aconselham ter uma conta conjunta par os gastos em comum e contas separadas para gastos pessoais como o cartão de crédito.
Conheçam um ao outro
Antes de tomarem uma decisão tão importante como o casamento é muito importante conhecer muito bem o outro. Cada pessoa tem uma maneira de lidar com dinheiro e quando é sozinho é muito mais fácil do que com outra pessoa. Por isso é importante levar em consideração a experiência do outro e opinião em relação a vida financeira.
Conversem sobre dinheiro
Aprendam a falar de dinheiro juntos, pelo menos uma vez ao ano, pois é importante tornar a parte financeira do casal algo transparente.
Conversar sobre assuntos como despesas, poupança, renda, patrimônio ao menos uma vez ao ano é importante. Pode não ser fácil, mas é necessário falar sobre dinheiro.
Façam os ajustes necessários e trabalhem como um time.
Joguem limpo
Antes com casamento sentar e colocar as cartas na mesa é importante, conversar sobre hábitos de consumo por exemplo. Recém-casados poderiam evitar a discórdia simplesmente discutindo seus gastos e informando o parceiro a cada tomada de decisão.
Tenham uma reserva para imprevistos
Desde o início é importante ter uma economia guardada para emergências. Isso vai garantir a paz e tranqüilidade se um imprevisto acontecer
As vezes é preciso ser mais simples
A diferença de valor que será paga por um carro de luxo e um carro um pouco mais simples ou usado pode ser a que posteriormente vocês poderão usar para compra da casa ou previdência privada.
Poupar
Poupar, simples assim. Estabelecer o hábito de guardar facilita muito o alcance de objetivos. Especialistas afirmam que o casal poupe 20% do seu salário.
Conversem
Falar sobre dinheiro não é nada romântico, mas é preciso. Algo que para você pode não ser nada demais, para o outro pode ser. Então para evitar brigas: converse e comunique o outro.