No começo do mês você até diz; agora vai sobrar, mas chegando ao final você não conseguiu guardar nada? Veja abaixo o que você pode estar fazendo de errado.

Você sabe que poupar é importante, quer poupar. Mas no final do mês… nada!! Você já parou para pensar por que, para você, guardar dinheiro parece uma missão impossível? Aonde será que está errando?

1- Poupar independente do quanto você ganha

Muitos ainda creditam que poupar tem a ver com ganhar bastante, mas isso não tem nada a ver. Poupar tem tudo a ver com organização financeira, e mesmo se você puder poupar um pouco no mês, com o tempo este valor renderá e chegará a uma reserva boa.

2- Você anota suas despesas?

Anotar as despesas é muito importante, e hoje existem vários meios que auxiliam na sua organização, como planilhas de gastos que você encontra prontas na internet.

3-Desorganização

Não ter noção nenhuma do quanto você pode gastar é muito perigoso. E convenhamos que hoje em dia nossa memória tem milhares de coisas para pensar e guardar, então não é nada ruim dar uma ajudinha à ela.

Utilize uma planilha, fazendo isso você saberá quanto de fato poderá gastar. A partir daí saberá também quanto vai poder economizar, principais dívidas.

4. Pouca dedicação

Não vai adiantar em nada você só falar que vai economizar, e quando chegar a hora deixar para o próximo mês.

Se você se programou para guardar R$ 200,00 não pode depositar só a metade.

5. Falta de conhecimento

Você já ouviu falar em analfabetismo financeiro? Pois é, essa  é uma realidade preocupante entre os brasileiros e inimiga das finanças.

Muitas pessoas sequer entendem  seu extrato bancário, quem dirá escolher algum tipo de aplicação ou a melhor opção de um financiamento. Sem conhecimento fica muito difícil gerenciar suas economias, portanto é muito importante procurar saber sobre finanças, investimentos…

6. Não estabelecer metas

Fica muito mais fácil perder o controle quando não se tem  um objetivo traçado. Ter um objetivo para o seu esforço é muito importante, e você saberá que será recompensado quando atingir a sua meta, seja ela de trocar o carro, reforma da casa, faculdade etc..

7. Viver só no presente

Poupar não significa abrir mão de coisas boas. Mas você precisa se organizar no que vai gastar, e muitas vezes para atingir um objetivo maior é preciso deixar sim de gastar com algumas coisas.

Imprevistos também podem acontecer. E se você não tiver uma poupança ou um crédito?

Poupar para no futuro ter um patrimônio, é justamente o que te dará mais tranquilidade para poder se divertir sem preocupações financeiras depois.

8. Ignorar os pequenos gastos

Um cafezinho, a cervejinha depois do trabalho, aqueles pacotes de salgadinho que não estavam na lista de compras. Pequenos gastos que sozinhos parecem pequenos, mas se somados se tornam grandes e podem fazer um rombo no seu orçamento.

Pare para pensar, e verá que se economizar mesmo com essas pequenas despesas, o dinheiro que nunca sobrava vai começar a aparecer mais e mais.

9. Poupar sozinho

Se você não vive sozinho, as demais pessoas que estão na casa com você  ( principalmente se for marido ou esposa) precisar te apoiar e compartilhar do mesmo plano.

Se é solteiro ou vice sozinho, não precisa ter vergonha de falar aos seus amigos que esta tentando economizar. Entendendo os seus objetivos certamente eles te apoiarão e aceitarão trocar o bar badalado por um mais em conta para o bate papo.

Abraços. {M.B}